3 Sudeste:Organisação atual do espaço.
Concentração economica.
Como vimos foi na unidade 3, na região de São Paulo , que o processo encontrou condisois mais fazer seu desenvolvimento:disponibilidade mometária e de mão-de-obra, mercado interno e fábricas.
A desconcentração industrial no Sudeste.
Estamos vendo que na unidade 3 que nos ultimos anos isto havendo desconsentração no Sudeste:várias indústrias estão saindo da região e estam indo para outros lugares do país.
4 A ECONOMIA DO SUDESTE.
As atividades industrias.
A migração de industria, alem de empresas de outros setores econ/õmicas, que opiaram a se intalarem em outras regiões do país, e vieram para o crecimento economico do Sudeste:de 1985 a 2003 ele foi a região que menos creseu.
OS TECOPOLOS.
NO Sudeste encontramos o pricipais tecnopolos ou centros de alta tecnologia do Brasil.Esses pólos correspondem ás áreas onde se centros de pesquisa cientifica e tecnotogia, como as universidade e os intetutos de pesquisa.Por exemplo, nos tecnopolos das cisades campinas, São Carlos e São José odos compos.
As vias de circulação
De tecnopologia avançada e de investimento para as dimais regiões do Brasil.
O espaço agrário do Sudeste
Grande parte da região é abrangida pela agropecuária mais modernizada.
O espaço agrario do Sudeste
Pela diversificação da produção, esta é, o cultivo de varias produtos.Entre os principais produtos agricolas da região, destacanse a laranja, o café e a cana-de-açucar.
A pecuária
Sudeste tem o segundo maiorrebanho bovino só perdendo para o Centro-Oeste, e o rebanho suino da região é o terceiro maior das região brasileira.
O extrativismo
Na região, encontramos jazidos de nequel, cobre, preta, chumbo, diamante, ouro, entre outros minerios.
Petrólio
O Rio de Janeiro é o estado cuja plantaforma continental respalnde por cerca de 80% de todo o petroleo peoduzido no país.
Minério de ferro
No Sudeste o minerio é encontrado no estado de Minas Gerais, onde é extraída pela companhia Vale do Rio Doce (CVRD) abastecida pelo mercado interno e externo.
O setor terciário
O setor terciario (comercios e serviços) é o responsável por mais da metade do PIB produzido pelo Sudeste.
- Vastas e importantes centros atacadistas, mais diversos tipos de produtos para o comércio varejista de todo país;
- Shopping centers;
- Nosertados de São Paulo e Rio de Janeiro;
- Importação e de exportação.
O setor financeiro
No Sudeste estão as empresas prestadores de serviso de varios ramos:educação, saude, telicomunicações, informática, publicidade, turismo, setor financeiro etc.
Comércio ambulante
O setor infornal creseu muito com o desemprego, muitos trabalhadores pasaram ao comercio ambulante nas ruas, principalmente nas áreas centrais de grandes cidades.
Olá Igor,
ResponderExcluirQue bom encontrar a tua atividade postada...
Como foi realizar esta atividade???
Um abraço,
Professora Fabiana